local

Google+ Followers

18/04/2016

SABÃO LÍQUIDO CASEIRO COM ÓLEO RECICLADO E ALCOOL

Voltei com minha atividade preferida: fazer material de limpeza caseira. Tenho várias receitas que encontro na internet e muitas que trago das minhas visitas as irmãs, primas e amigas.
Este sabão líquido achei ótimo, fácil, rende 30 litros e limpa muito bem pisos e consegui como vou mostrar desencardir 2 panos de prato velhinhos, manchados e que agora estão novamente em uso.

Coloquei os panos na bacia com água e uma xícara de sabão líquido "feito por mim". Deixei mais ou menos 5 horas, depois lavei normalmente.
 Aqui já limpos no primeiro enxague.
Apesar de ter comigo uma receita para desencardir roupas brancas e que logo farei, resolvi compartilhar esse sabão que achei uma maravilha. Para pisos não tem igual.
Meus panos de prato já limpinhos e prontos para serem usados.Agora a receita:
2 litros de óleo (reciclar de fritura)
1 litro de álcool de carro.
1/2 quilo de soda em escamas usei essa aqui

Em um latão de plástico de 50 litros misturei o oleo, o álcool e a soda com 2 litros de água fervendo (cuidado, uso luvas e máscara).Mexer bem.Acrescentar + 12 litros de água fervendo, mexer e acrescentar 14 litros de água fria. Esperar esfriar e engarrafar.Sucesso! 

12 comentários:

  1. Que maravilha, Alice.
    Mas não sei o que é álcool de carro.
    Vou mostrar para Clarice e vê se faço para mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Liliane, alcool de carro é o etanol.Não precisa colocar, mas o sabão ficará escuro, limpa também.

      Excluir
    2. Acho muito ariscado colocar alcool de carro - ETANOL em produtos que depois podem manter contato com a pele,

      Excluir
    3. Pra quem não quer usar o álcool que é descrito na receita é só comprarem o detergente que é vendido no supermercado e serem feliz

      Excluir
    4. E mesmo Paula. Mas eu penso que depois de misturado fica livre para uso. Faz menos mal para nós e para a natureza comparado com os comprados cheios de química.

      Excluir
  2. Boa tarde, colega Maria Alice!
    Que bacana poder "reavivar" teus paninhos. Muito fofos e ficaram bem branquinhos.
    Mas caso eu fosse fazer, usaria o álcool etílico mesmo, um litro comprado em farmácia que apesar de um pouquinho mais caro, não pode fazer mal a saúde, como é o caso do Etanol.
    Veja neste link, a composição deste combustível (http://www.br.com.br/wps/wcm/connect/3b33fe8043a79941b531bfecc2d0136c/fispq-comb-etanol-etanol-hidratado-combustivel-ehc.pdf?MOD=AJPERES).
    Tem postagem nova lá em "GAM Dolls (2)". Passe por lá pra espiar. Abraço pra você! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gam, álcool etílico não funciona nesse sabão, é melhor não usar o álcool e continuar com os outros ingredientes.

      Excluir
  3. Oi Amiga, os meus pais fizeram tbm fizeram uma receita bem parecida com essa sua ou igual . Nao sei na verdade. Mais o deles ficou escuro. E a moça que passou disse que ficava duro e nao ficou. Eu falei que pela quantidade de agua nao poderia da certo. Bom esta la. So nao entendo como o seu ficou branquinho.
    Ha Fiquei curiosa por sua receita de clariar roupas brancas que vc citou. Posta pra gente.

    Esta tudo mutio lindo e caprichado.

    Beijokas. TÁ!!!

    ResponderExcluir
  4. Ja fiz uma parecida maia em barra.
    Podemos usar o álcool comum?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Marcia,álcool etílico não funciona nesse sabão, é melhor não usar o álcool e continuar com os outros ingredientes.

      Excluir
  5. amei esta receita de sabao ,Deus abençoi um abraço

    ResponderExcluir

Obrigada por me visitar!Gostamos das mesmas coisas???
DEIXE UM RECADINHO! Não publicarei comentários de ANÔNIMOS.
Gosto de saber o nome e Email dos poucos AMIGOS que me visitam. Este blog é para passar o que aprendi e estou aprendendo na minha passagem por este mundo de Deus.