Então é Natal...

KIT COZINHA "Ceia de Natal"

Queria muito fazer o meu! Tenho o tecido guardado há muito tempo, mas esta semana realizei meu sonho.Com babadinhos que gosto muito! Tod...

local

Google+ Followers

08/09/16

SABÃO EM PÓ DE MAMÃO - MINHA NOVA DESCOBERTA!

Seis quilos do mais poderoso sabão em pó que já usei!
Encontrei essa receita no vídeo da Fran Adorno, esperei muito tempo para fazer e vi que perdi tempo em esperar. Ele é fantástico no resultado e não tão difícil em fazer.
Na foto ele já depois do terceiro dia, pronto para ser passado na peneira( o que achei, a parte mais difícil)


Depois de ralado na peneira, o resultado é um pó fininho, com uma farta espuma e não vi nada igual para limpeza de pisos e roupas 

Aqui a receita da Fran Adorno e em negrito meu comentário.
 Ingredientes para fazer o SABÃO EM PÓ DE MAMÃO VERDE:

02 mamões pequenos (depois de ralados tem que dar 2 litros)
500gr de soda Caústica porcentagem 99% .(usei + 160 gr. porque minha soda era mais fraca)
03 lts de óleo de fritura 
100ml de vinagre (qualquer um) (uso somente o de álcool)

Como fazer:
Rale os mamões, não precisa descascar! O mamão ralado tem que dar 2 litros. Em seguida acrescente a soda, mexa bem, aproximadamente 5 minutos, logo ápos coloque o óleo, mexa até engrossar um pouco e coloque o vinagre, mexa por mais uns 5 minutos e se quizer bater na batedeira( bati na batedeira e achei legal) para acelerar o processo pode! não estraga a batedeira não, o produto final é sabão! Caso não vá usar a batedeira, bata manualmente por uns 15 minutos, até ele ficar uma pasta densa. Coloque em formas e depois de 12 hs desinforme, corte e deixe secar por 2 dias. 
Depois de seco é só passar em uma peneira, não cheguei a bater no liquidificador, mais na peneira fica ótimo e não dá trabalho. Guarde em local seco e bem fechado. 

Usei essa peneira e uma bacia grande de plastico. 

Uma feita para a outra! Os três pedaços de sabão 

deixei sem ralar de tudo, para usar na pia.



Palavras da Fran Adorno: SABÃO EM PÓ de mamão verde!!! Sim, isso mesmo que você acabou de ler! Uma receita super fácil que proporciona um excelente sabão em pó! e o melhor, ? Ecologicamente Correto!!! não prejudica o meio ambiente nem a sua saúde, só por isso já vale muito a pena fazer!!!

5 comentários:

  1. Pergunta 1: Esses mamões têm que ser sem casca e sem caroço?
    Pergunta 2: O óleo pode ser de qualquer fritura (inclusive peixe?)
    Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tathy! Com casca e sem caroço. Oleo de fritura de peixe NÂO serve para nenhum sabão.Esse sabão é ótimo, fiz hoje outra receita.

      Excluir
  2. Como faço para/ medir 2 litros de mamão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi??? Eu uso para medir uma caneca de ferver água que tem capacidade para 1 litro.

      Excluir
  3. Eu acho que vc pode ralar no ralinho do lado que se rala queijos, que são aqueles buraquinhos redondos. vai ficar fino também e derreterá na água

    ResponderExcluir

Obrigada por me visitar!Gostamos das mesmas coisas???
DEIXE UM RECADINHO! Não publicarei comentários de ANÔNIMOS.
Gosto de saber o nome e Email dos poucos AMIGOS que me visitam. Este blog é para passar o que aprendi e estou aprendendo na minha passagem por este mundo de Deus.