02/04/2020

BUGALHOS OU 5 MARIAS - BRINCADEIRA DE ANTIGAMENTE - BRINCANDO NA QUARENTENA



 Fiz estes brinquedos de pano que estão me ajudando a passar o tempo , sentar e brincar também. Estes quadradinhos de pano  tem muito a  ver com a minha infância , fiz muito quando pequena mas costurados à mão.


















Para as netinhas costurei à maquina e preenchi com arroz. Este jogo é mais conhecido como jogo das 5 Marias, mas na minha região chamamos de bugalho. Neste site eu encontrei como jogar, como fazer.Fiz para guardar o jogo um saquinho, com uma aplicação de boneca palito, colada com cola branca, braços e pernas com canetinha preta, linha e miçangas no cabelo. Encontrei essa explicação na internet:

    Esta é umas das brincadeiras antigas que irá testar a habilidade das crianças, que como desafio precisam jogar e pegar os quadradinhos de pano no ar.
                     Dica para animar: cantar cantigas antigas enquanto acontece as brincadeiras: Pau no Gato; Ciranda-Cirandinha; A Canoa Virou, Pirulito que Bate-Bate; Samba Lelê; Se Esta Rua Fosse Minha; Serra-Serra Serrador ou qualquer outra da sua preferência.

9 comentários:

  1. Maria Alice,

    Ficaram fofas demais. As netinhas devem ter ficado super felizes.
    Eu só tenho netos meninos. Rs
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Lindos os seus trabalhos.. é pena eu não andar motivada para fazer o que quer que seja... lindo. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Lindos, Alice. Alguma neta da sinal de que se interessa por artes?
    Aqui, plantei feijão para a Beatriz vê-los nascer.
    Veja lá a Daniella, quando puder.

    ResponderExcluir
  4. que artes em vovó? o que não se faz pelos netinhos?
    bjs

    ResponderExcluir
  5. nossa,ficou joia, vinicius tem o dele que vc fez.....beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá Maria Alice,
    Obrigada pelos parabéns ao marido.
    Lindas artes!! adorei os saquinhos e os maiores.
    abs,

    ResponderExcluir
  7. Ai que delícia, eu brincava muitooo também, mas na minha época eu usava pedrinhas mesmo.
    Era uma delícia, iamos para a calçada, juntava os primos e uma farra boa estava formada....

    Ai que saudades....

    Muito fofa a bolsinha, amei.
    Yasmim acabou de me pedir para fazer um pra ela brincar também assim que der vou fazer tb.

    Amei a dica.

    Beijokas!!

    ResponderExcluir
  8. Oi,

    Esta certa em fazer brinquedos educativos para suas netas! Melhor ainda coloridinhos...
    Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Alice, brinquei disso mas com pedras, com castanhas.
    Nunca vi com saquinhos.
    Bjs,

    ResponderExcluir

Obrigada por me visitar!Gostamos das mesmas coisas???
DEIXE UM RECADINHO! Não publicarei comentários de ANÔNIMOS.
Gosto de saber o nome e Email dos poucos AMIGOS que me visitam. Este blog é para passar o que aprendi e estou aprendendo na minha passagem por este mundo de Deus.