09/12/2011

PANETONE CASEIRO - ai que saudades de outros natais ....


a receita destes panetones,minha mãe fazia quando eu era jovem e nem sonhava que um dia faria para meus netos.É uma receita bem fácil.Fiz muito para meus filhos,que não gostavam dos panetones "comprados",frutas,uva passa e aquele gostinho meio amargo não faziam sucesso. 

Este tem cobertura de chocolate e um Feliz Natal e detalhes com glace branco.Receita
1 clara de ovo
250 gr de açúcar de confeiteiro
1 colher(es) (sopa) de suco de limão
Bata a clara e vá acrescentando o açúcar aos poucos. Junte o suco de limão e bata mais um pouco; o ponto é quando não cai da colher. Dica: pode ser tingido com anilinas e serve para decorar biscoitos também.

              
Não posso colocar muito recheio,não gostam,mas se quiser, passar as frutas e uva passa na farinha de trigo e juntar a massa.É uma massa leve e gostosa.Embalo tudo, é ai que mora a alegria.
50 g de fermento de padaria
2 copos de requeijão de leite morno
3 ovos
1 copo de óleo (faltando um dedo para encher)
1 pitada de sal
7 colheres de açúcar
1 kg de farinha de trigo aproximadamente
Bater no liquidificador o fermento de padaria, o leite morno, os ovos, o óleo, o sal e o açúcar
Colocar em uma tigela e misturar a farinha de trigo
Bater bem com colher de pau ou com pás da batedeira
Colocar a massa em forma untada às colheradas
Deixe crescer
Levar para assar em forno a 180º
Uso formas de papel ou latas de aluminio.

11 comentários:

  1. Que legal, nunca fiz, quero tentar.
    Parece delicoso.
    Bjs...

    ResponderExcluir
  2. Maria Alice,

    Esses seus netinhos são felizardos. Vó Tita faz roupas, brinquedos, enfeites e ainda faz um monte de coisas gostosas do jeitinho que eles gostam.

    Eu sou uma avó boazinha, mas não muito prendada. Rs

    Amiga, passei pra deixar um abraço e agradecer o carinho no ano de 2011. Conhecer sua família e você, mesmo que virtualmente foi um presente de Deus.

    Sempre que puder darei notícias. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Maria Alice ,parece estar delicioso ,vou fazer ,beijos bom final de semana

    ResponderExcluir
  4. bom dia esta o maior toro...que delicia o panetone e muito bem enfeitado...beijos a todos

    ResponderExcluir
  5. oI AMIGA
    Me lembrei tambem de Natais passados! Mas quem fazia era minha irmã...ela caprichava rsrsrs
    Vou mandar esta postem pra ela...tenho certeza que vamos comer panetone caseiro este ano rsrsrsrs
    bjs...Tenha um final de semana feliz e azulzinho
    Tina (SONHAR E REALIZAR)

    ResponderExcluir
  6. Deve ser uma delícia seu panetone. Beijos e um otimo domingo. Lila

    ResponderExcluir
  7. oi dorei seu cantinho e lindo cheio de receitinhas ja virei seguidora bjo venha me visitar

    ResponderExcluir
  8. oi maria alice
    deve ser uma gostosura, pela cara dele se vê...
    vim para te convidar para o sorteio do meu novo blog "pesquei na net", são acessórios doces: cordão e pulseira de cupcake, chaveiro sorvetinho, alfineteiro com alfinetes de cupcake e algumas coisinhas mais... se puder passa lá...
    bjos
    carmen

    ResponderExcluir
  9. Que delicia, menina!!!
    Vim agradecer seu carinho deixado no meu blog, amei.Um beijão e fica com Deus, fazendo essas gostosuras, vou levar a recita tá? Com certeza meus filhotes vao adorar.

    ResponderExcluir
  10. Nao tive uma avo assim, com essas habilidades que vc tem Alice. Uma se achava eterna doente. A outra, que eu gostava muito, trabalhava fora e fazia algumas costuras wi do tinha tempo.
    Panetone, como raramente.

    ResponderExcluir

Obrigada por me visitar!Gostamos das mesmas coisas???
DEIXE UM RECADINHO! Não publicarei comentários de ANÔNIMOS.
Gosto de saber o nome e Email dos poucos AMIGOS que me visitam. Este blog é para passar o que aprendi e estou aprendendo na minha passagem por este mundo de Deus.