24/02/2020

SABÃO LÍQUIDO CASEIRO COM ÓLEO RECICLADO E ALCOOL



achei ótimo, fácil, rende 30 litros e limpa muito bem pisos e consegui como vou mostrar desencardir 2 panos de prato velhinhos, manchados e que agora estão novamente em uso.

Coloquei os panos na bacia com água e uma xícara de sabão líquido "feito por mim". Deixei mais ou menos 5 horas, depois lavei normalmente.
 Aqui já limpos no primeiro enxague.
Apesar de ter comigo uma receita para desencardir roupas brancas e que logo farei, resolvi compartilhar esse sabão que achei uma maravilha. Para pisos não tem igual.
Meus panos de prato já limpinhos e prontos para serem usados.Agora a receita:
2 litros de óleo (reciclar de fritura)
1 litro de álcool de carro.
1/2 quilo de soda em escamas .
Agua conforme a receita

Em um latão de plástico de 50 litros misturei o oleo, o álcool e a soda com 2 litros de água fervendo (cuidado, uso luvas e máscara).Mexer bem.Acrescentar + 12 litros de água fervendo, mexer e acrescentar 14 litros de água fria. Esperar esfriar e engarrafar.Sucesso! 

22 comentários:

  1. Que maravilha, Alice.
    Mas não sei o que é álcool de carro.
    Vou mostrar para Clarice e vê se faço para mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Liliane, alcool de carro é o etanol.Não precisa colocar, mas o sabão ficará escuro, limpa também.

      Excluir
    2. Acho muito ariscado colocar alcool de carro - ETANOL em produtos que depois podem manter contato com a pele,

      Excluir
    3. Pra quem não quer usar o álcool que é descrito na receita é só comprarem o detergente que é vendido no supermercado e serem feliz

      Excluir
    4. E mesmo Paula. Mas eu penso que depois de misturado fica livre para uso. Faz menos mal para nós e para a natureza comparado com os comprados cheios de química.

      Excluir
  2. Boa tarde, colega Maria Alice!
    Que bacana poder "reavivar" teus paninhos. Muito fofos e ficaram bem branquinhos.
    Mas caso eu fosse fazer, usaria o álcool etílico mesmo, um litro comprado em farmácia que apesar de um pouquinho mais caro, não pode fazer mal a saúde, como é o caso do Etanol.
    Veja neste link, a composição deste combustível (http://www.br.com.br/wps/wcm/connect/3b33fe8043a79941b531bfecc2d0136c/fispq-comb-etanol-etanol-hidratado-combustivel-ehc.pdf?MOD=AJPERES).
    Tem postagem nova lá em "GAM Dolls (2)". Passe por lá pra espiar. Abraço pra você! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gam, álcool etílico não funciona nesse sabão, é melhor não usar o álcool e continuar com os outros ingredientes.

      Excluir
  3. Oi Amiga, os meus pais fizeram tbm fizeram uma receita bem parecida com essa sua ou igual . Nao sei na verdade. Mais o deles ficou escuro. E a moça que passou disse que ficava duro e nao ficou. Eu falei que pela quantidade de agua nao poderia da certo. Bom esta la. So nao entendo como o seu ficou branquinho.
    Ha Fiquei curiosa por sua receita de clariar roupas brancas que vc citou. Posta pra gente.

    Esta tudo mutio lindo e caprichado.

    Beijokas. TÁ!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Oi Tá! Ficou branco porque o óleo era novo. Ganhei da minha irmã.

      Excluir
  4. Ja fiz uma parecida maia em barra.
    Podemos usar o álcool comum?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Marcia,álcool etílico não funciona nesse sabão, é melhor não usar o álcool e continuar com os outros ingredientes.

      Excluir
  5. amei esta receita de sabao ,Deus abençoi um abraço

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Marília você misturou bem? Coloque no balde coloque 1 litro de água quente e bata outra vez.

      Excluir
  7. Eu fiz essa mesma receita a poucos dias e recomendo, ficou excelente, da pra lavar tudo com ele.

    ResponderExcluir
  8. Receita ótima, quanto ao etanol, ele é menos do que muitos produtos industrializados...minha saudosa mãe fez durante toda minha vida, nunca teve transtorno, mas na dúvida coloca luvas, já uso sabão caseiro a 30 anos...agora vou fazer a sua!!! Parabéns.

    ResponderExcluir
  9. Não acho soda em escamas só líquido. Da para usar o líquido e qual a quantidade

    ResponderExcluir
  10. Porquê o álcool comum não da certinho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por causa do grau de pureza, ou seja, a quantidade de água adicionada ao produto final.

      Excluir
  11. Oi eu faço uma receita que rende muito. 2 litros de óleo usado. 2 litros de etanol. 60 litros de água. Modo de fazer. Dissolva a soda em 2 litros de água. Acrescenta o óleo. Mecha por meia hora. Depois acrescenta o álcool e mexa por mais 10 minutos. Por último acrescenta um litro de água sanitária. (Opcional serve para tirar o odor do óleo) e por último o restante da água se preferir esquenta um pouco da água. Rende bastante e é excelente para lavar roupas , tapetes, banheiro e tudo q preferir.

    ResponderExcluir

Obrigada por me visitar!Gostamos das mesmas coisas???
DEIXE UM RECADINHO! Não publicarei comentários de ANÔNIMOS.
Gosto de saber o nome e Email dos poucos AMIGOS que me visitam. Este blog é para passar o que aprendi e estou aprendendo na minha passagem por este mundo de Deus.